Jiraiya (自来也, Jiraiya) foi um dos Sanninslendários, junto com Tsunade e Orochimaru, que foram treinados por Hiruzen Sarutobi. Ele era um auto-proclamado super-pervertido, e o escritor da popular série de livros de ficção para adultos, chamado Icha Icha. Ele também era conhecido como o Gama Sennin (虾蟇仙人, Sapo Sábio), por causa da sua assinatura de invocação de sapos, e por seu status como Sennin.
Embora tenha deixado Konoha por muitos anos, Jiraiya manteu uma fidelidade com sua aldeia natal. Durante a invasão de Orochimaru em Konoha, ele ajudou a afastar as forças invasoras para proteger a vila. Quando Konoha se viu na necessidade de ser um novo Hokage após a morte do Terceiro Hokage, Jiraiya ofereceu-se para buscar Tsunade para que ela assumisse o cargo de Hokage, depois de recusar a posição de si mesmo. A sua razão para recusar a posição era, entre outras coisas, que ele sentia indigno de assumir o papel, já que ele não tinha conseguido salvar um dos Hokage anteriores de morrer, assim como ele, teria de realizar mais "pesquisas". Depois de encontrarTsunade, ele começou a suspeitar de que ela poderia estar auxiliando Orochimaru, então ele deixa claro que iria matá-la se ela tivesse traindo a vila. No entanto, quando ficou claro que Tsunade ainda era leal a Konoha, e mais tarde aceitou o título de Hokage, Jiraiya serviu como seu conselheiro mais confiável, leal, confidente e espião pessoal da Akatsuki e dos inimigos deKonohagakure.
Jiraiya era um auto-proclamado pervertido super-sem igual, indo tão longe a ponto de criar a técnica da fuga transparente, para permitir que ele pudesse espionar mulheres nuas sem ser apanhado (fazendo "pesquisa" como ele a chamava, assim como uma criança). Ele nunca escondeu sua perversão, na verdade, e até parecia orgulhoso disso, como pode ser visto quando ele disse ao Terceiro Hokage sobre sua técnica quando era criança. Apesar disso, Jiraiya não gostava de ser chamado de Ero-Sennin por Naruto na frente dos outros.
A perversão de Jiraiya havia sido usada contra ele em várias ocasiões, como visto quando Naruto pediu à Jiraiya para começar a treiná-lo depois de uma exibição simples do Jutsu Sexy. Quando dois membros da Akatsuki (Itachi e Kisame) foram distrair Jiraiya, eles usaram uma mulher hipnotizada para pegar seus olhos e mantê-lo ocupado. Enquanto seu esforço foi inicialmente bem-sucedido, Jiraiya, eventualmente, viu através do golpe, devido ao fato que nenhuma mulher mantia interesse nele. Seus hábitos pervertidos também lhe causaram grande danos em uma ocasião, quando pego espionando Tsunade em seus anos mais jovem, ela começou a quebrar ossos, seis ossos das suas costelas, e rompeu uma série de órgãos como punição. Como resultado de tais lesões, Jiraiya agora manteve um medo bastante saudável de sua ex-companheira de equipe, e, geralmente, tentou suprimir seus jeitos pervertidos quando estava com Tsunade. Apesar disso, Jiraiya realmente gostava profundamente de Tsunade, mostrado também, quando ele morreu, lamentando de nunca ter conquistdo o seu coração.
Algum tempo depois de deixar Konoha, Jiraiya se tornou o autor de uma série de romances para adultos chamado Icha Icha. Os romances foram baseados em sua rejeição no amor por Tsunade, que ele recontava de uma forma cômica. Sua capacidade de escrever parecia ser igual a de uma criança, já que em um episódio filler, Naruto escreveu um livro como o dele, e se tornou um sucesso. Essa afirmação foi mantida por Tsunade. A popularidade da série Icha Icha parecia ter valido a pena também, como Jiraiya revelou vários talões de cheques, mostrando ser muito rico. Apesar de sua riqueza, Jiraiya tirava o dinheiro de Naruto e gastava-o com mulheres. Jiraiya frequentemente desaparecia quando Naruto ia cobrar o seu dinheiro.
Jiraiya também sempre se mostrava, mesmo durante uma luta. Ele se mostrava exibindo poses heróicas acompanhadas por auto-apresentações, mantendo o seu tema eremita, mesmo quando era criança. Ele ficava chateado quando alguém o interrompia durante uma apresentação, o que acontecia frequentemente. Seu kuchiyose Gama, foi o único de seus sapos, que também fazia as poses junto com ele. Embora ele fosse uma pessoa muito alegre, Jiraiya pode ser muito sério em uma situação exigente, mostrado durante sua luta com Orochimaru e, depois com Pain. Ele também foi bastante perspicaz, como demonstrado quando viu Naruto tentar caminhar sobre a superfície da água rasa; Jiraiya rapidamente percebeu que havia algo dentro de Naruto que estava perturbando a circulação de seu chakra.
Apesar do comportamento bobalhão de Jiraiya e sua destreza como um shinobi, ele era um crente em paz, com a esperança de botar um fim no ódio que caminhava sobre o mundo ninja. Jiraiya também realizou uma grande fé na próxima geração, e via eles como a resposta desse ódio.
Jiraiya era um homem alto, com cabelo branco espetado normalmente amarrados para trás em um rabo de cavalo, com dois golpes na altura dos ombros que emolduravam os dois lados de seu rosto. Ele também tinha linhas vermelhas que corriam de seus olhos, e usava um protetor de testa de chifres com o kanji "óleo" (油, abura), o que mostra sua afiliação com o Monte Myōboku. Ele também tinha uma verruga visível no lado direito do nariz. Jiraiya usava um kimono com camisa verde e calças curtas; debaixo da qual ele usava uma armadura de malha. Sua roupa foi concluída com guardas de mão, um cinto preto simples, tradicionais sandálias de madeira japonesas, uma capa vermelha com dois círculos amarelos simples, e um pergaminho nas costas. Ele também tinha uma tatuagem na palma da mão esquerda, semelhante à uma que Gama possui.
Jiraiya também foi visto diferentes trajes esportivos. Quando criança, ele usava vestes cinza com um desenho de chamas vermelhas nas bordas, com uma fita verde, mostrando um desenho de ouro enrolado, que ficava amarrado em um laço frouxo na cintura. Na infância, o comprimento das linhas vermelhas que corria os olhos eram estendidos até pouco mais de metade de seu rosto, mas se tornou maior com o tempo. Ele usava uma camisa de malha preta com forro vermelho, e usava calças pretas que eram mais apertadas nos tornozelos, bem como sandálias pretas. Durante a Segunda Guerra, em sua luta contra Hanzō, ele usava um traje cinza com armadura de metal. Ele também foi mostrado usando o que parecia ser uma fantasia de borracha de sapo durante um flashback de quando estava treinando os Órfãos de Ame.
Quando criança, Jiraiya e seus ex-companheiros de equipeOrochimaru e Tsunade, eram alunos do Terceiro Hokage. A relação de Jiraiya com sua equipe era praticamente a mesma do futuro Time 7, Jiraiya sendo bastante semelhante ao Naruto. Depois de deixar a tutela do Sandaime, ele viajou pelo mundo.
Jiraiya, em algum momento descobriu o lar dos sapos, ele provou ter uma afinidade natural para a espécie. No anime isso ter ocorrido quando ele ainda era estudante do Sandaime; depois de ver o Sandaime executar o Kuchiyose no Jutsu, Jiraiya tenta fazer o mesmo. Como ele não tem um contrato, Jiraiya fez uma invocação reversa para o Monte Myōboku, onde o Grande Sábio Sapo fez uma profecia sobre Jiraiya: que ele um dia iria escolher se um de seus alunos salvaria ou destruiria o mundo. Durante seu tempo com os sapos, ele treinou o senjutsu.
Durante a Segunda Guerra Mundial Shinobi, Jiraiya e seus ex-companheiros de equipe lutam contraHanzō, o líder de Amegakure. Hanzō fica impressionado por eles poderem sobreviver em uma luta contra ele, isso lhes rendeu o título de "Três Ninja Lemdário" de Konoha (伝説の三忍, Densetsu no Sannin), e que eles aceitem o título em troca dele deixá-los viver. Quando a batalha acaba, Jiraiya e seus companheiros de equipe encontram três jovens órfãos de Amegakure. Orochimaru sugere que ele os mate para poupá-los da crueldade do mundo, Jiraiya decide cuidar deles por um tempo e ensiná-los Ninjutsu. Durante o tempo que passou com eles, Jiraiya cresce perto dos três, e até escreve um livro que foi inspirado em um deles, Nagato. Eventualmente, ele os deixou para que eles pudessem seguir seus próprios objetivos. Apesar das notícias de suas façanhas chegarem a ele de vez em quando, ele pensa que eles morreram durante um incidente não revelado.
Quando ele se tornou um Jōnin capaz de liderar um esquadrão, Jiraiya se tornou o professor de Minato Namikaze e dois outros genin desconhecidos. Jiraiya tomou um interesse particular por Minato, tomando-o como um aprendiz, e entre outras coisas, ensinando-lhe oKuchiyose no Jutsu. Em algum momento, ele também disse para Minato sobre a profecia, que Grande Sábio Sapo, tinha dado a ele, acreditando que Minato poderia ser a criança da profecia.
Mais tarde, o primeiro livro de Jiraiya, O Conto do Shinobi Totalmente Corajoso, deixou de ser um best-seller. Minato, agora o Quarto Hokage, pensa que o livro era excelente, e elogia Jiraiya, dizendo que o protagonista se parecia muito com ele. Foi então que Minato revela que Kushina Uzumaki estava grávida, e queria criar seu filho para ser um grande shinobi, como o protagonista do livro, e por isso eles decidiram chamá-lo de "Naruto", exatamente como o personagem principal. Minato diz que eles queriam que Jiraiya fosse o padrinho de Naruto, mas Jiraiya pergunta se eles tinham certeza de que eles queriam isso. Minato responde que Jiraya foi um bom exemplo para todos eles e que não podia pensar em um shinobi mais gente fina do que ele.
Anos mais tarde, quando Orochimaru traiu Konoha e deixou a aldeia, Jiraya o perseguiu, tentando convencer o amigo a voltar (similar aos esforços de Naruto para levar Sasuke para casa). Orochimaru se recusa e ataca Jiraiya. Enquanto ele tentava encontrar uma razão para a deserção de Orochimaru, Jiraiya finalmente percebe que seu amigo não estava voltando. Sentindo que ele foi responsável pela fuga de Orochimaru, Jiraiya deixa Konoha para que ele pudesse seguir os movimentos de Orochimaru, assim como os da "Akatsuki", uma organização que Orochimaru se unido. Ao fazer isso, Jiraiya foi incapaz de cumprir os desejos do Sandaime, que era ele assumir o papel de Hokage, sentindo que encontrar Orochimaru era mais importante.
Jiraiya conhece Naruto Uzumaki, enquanto ele estava "pesquisando" nas Fontes Termais de Konoha. Depois que Jiraiya nocautear Ebisu por tê-lo pego em flagrante, Naruto exige que Jiraiya se torne seu treinador no lugar de Ebisu. Ele se recusa, até que Naruto usa seu Oiroke no Jutsu. Quando eles começam a treinar, Jiraiya remove o Gogyō Fūin de Orochimaru do estômago de Naruto, o que lhe permitiu usar o chakra da Raposa Demônio de Nove Caudas. Para ensinar-lhe como tirar proveito das reservas de chakra da Nove Caudas, Jiraiya ensina para Naruto como usar o Kuchiyose no Jutsu, mas teve resultados muito ruins. Por fim, Jiraiya decide forçar Naruto a usar o chakra da Nove Caudas, empurrando-o de um penhasco. Naruto sobrevive com a convocação de Gamabunta.
Quando Orochimaru começa a invasão em Konoha, Jiraiya invoca Gamahiro para parar as cobras de Orochimaru. Mais tarde, ele lamenta a morte do Terceiro Hokage, mas decide não comparecer ao funeral.
Apenas um dia depois de partir, Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki daAkatsuki tentam seqüestrar Naruto. Para isso, eles usaram umgenjutsu em uma mulher para distrair Jiraiya, enquanto eles capturam Naruto. Jiraiya percebe o truque, e intercepta Itachi e Kisame, que decidem não se envolver em uma briga com um dos Sannin. Quando eles tentam fugir, Jiraiya usa o Kuchiyose: Gamaguchi Shibari para prender Itachi e Kisame. Ninguém jamais conseguiu escapar desta técnica antes, mas Itachi usa oAmaterasu para queimar as paredes e escapa. Depois disso, Naruto e Jiraiya retomam sua busca por Tsunade, Jiraiya ensina o Rasengan para Naruto ao longo do caminho para mantê-lo ocupado.
Depois de Naruto não conseguir parar Sasuke de se desertar para o lado de Orochimaru no final da Parte I, Jiraiya o encoraja a desistir de Sasuke, lembrando-se de suas próprias experiências com Orochimaru. Naruto recusa, fazendo Jiraiya levar ele para treinar por dois anos e meio, para fazê-lo forte o suficiente para trazer Sasuke de volta, e para se proteger da Akatsuki.
Jiraiya e Naruto retornam após dois anos e meio de treinamento e vão para Tsunade revelar quanto progresso Naruto fez. Mais tarde, ele reúne-se com Kakashi com informações sobre Akatsuki e dá-lhe um selo para a transformação de Naruto.
No anime, Jiraya retornou a Konoha para felicitar Naruto por derrotar os Akatsuki Deidara e Kakuzu. A fim de manter Naruto de participar de nova missão do Time 7, novamente relacionada a Sasuke, Jiraiya se ofereceu para treiná-lo novamente, e levou Naruto para Yugakure. Jiraiya e Naruto também tiveram uma discussão sobre o significado de 'casa': "Onde quer que alguém está pensando em você, é o lugar que você pode voltar." À luz da necessidade de Naruto em aprender algumas técnicas de alto ranking e de longa distância, Jiraiya introduziu à Naruto o conceito de sincronizado, do jutsu de colaboração e começou demonstrando uma técnica sincronizada, o Suiton: Mizudeppō, em colaboração com Gamariki.
Quando Naruto e Gamariki se mostraram incapaz de sincronizar, devido a suas personalidades conflitantes, Jiraiya confrontou Naruto de que se ele não conseguisse trabalhar com sapos, uma técnica colaborativa era impossível pra ele. Após desistir de tentar trabalhar com Gamariki, finalmente começou a trabalhar em uma técnica sincronizada com Gamatatsu, enquanto Gamakichi guiava o processo.
Jiraiya abertamente aplaudiu o progresso de Naruto, e expressa o quão satisfeito ele estava em sua dedicação a seus objetivos e crenças. Depois de receber uma mensagem sobre a Akatsuki, Jiraiya foi forçado a deixar Naruto para continuar a formação por si mesmo, embora não antes de convencer Tsunade para deixar Naruto ir para a missão.
Seu encontro com Tsunade e Shizune, é interrompido quando Narutoe Sakura entram no escritório. Surpreso que seu mestre havia retornado à vila, Naruto informa que ele finalmente dominou a técnica de colaboração com Gamakichi e Gamatatsu, impressionando-o. Depois de discutir sobre como capturar Itachi Uchiha, Jiraiya e Tsunade chegaram ao portão para ver o Esquadrão de Oito Homenspartirem. Após a morte de Deidara, Jiraiya informou a Tsunade que havia encontrado a localização do líder da Akatsuki, em algum lugar em Amegakure. Depois de um bate-papo com Tsunade, revelando muito da história de Naruto, entre outros, ele vai se infiltrar em Amegakure e ver o que poderia descobrir. Ele capturou dois aldeões da chuva, e enviou um a Konoha para ser interrogado. Depois de ouvir que o líder da Akatsuki, Pain, matou Hanzō em batalha, Jiraiya decidiu deixar a chave para selar a Kyūbi para Naruto, antes de ir para fora para ver o que mais ele poderia descobrir.
Jiraiya eventualmente encontrou Konan, e depois de incapacitá-la com seu petróleo, questionou o que aconteceu com ela, Yahiko, eNagato. Pain de repente apareceu e Jiraiya reconheceu-o como seu ex-aluno, Nagato, por causa de seu Rinnegan. Temendo que seu aluno fosse destruir o mundo, como foi advertido na profecia, Jiraiya tentou matar Pain. Após invocar Gamaken para protegê-lo de várias invocações, ele entrou no Modo Sennin, e convocou Shima eFukasaku para ajudá-lo, mas teve dificuldade com a batalha quando Pain invocou corpos adicionais (o Caminho Preta e o Caminho Humano). Embora eles foram capazes de derrotar três dos corpos Pain com um genjutsu poderoso, Jiraiya foi prejudicado quando o caminho Asura de Pain emboscou Jiraiya e de alguma forma cortou seu braço esquerdo. O Caminho Asura foi acompanhado pelos outros cinco caminhos, com os três primeiros terem sido reanimados. Fazendo o máximo que podia sem seu braço, Jiraiya conseguiu matar e capturar o Caminho Animal, e ordenou Shima para sair e levá-lo para Konoha, antes de sair uma última vez para ver se ele poderia descobrir o segredo por trás dos Pain.
Jiraiya foi capaz de descobrir que todos os corpos de Pain pertenciam a ninja que ele conheceu, entre eles, sendo o seu antigo aluno, Yahiko, funcionando como Caminho Deva. Com essa informação, Jiraiya foi capaz de descobrir a verdade, mas sua garganta foi esmagada pelo Caminho Asura e ele foi preso ao solo por outros caminhos, deixando-o incapaz de dizer a Fukasaku o que tinha aprendido. Como a sua vida diminuiu, ele meditou sobre a sua morte, chamando-o indigno e piscou de volta para sua vida e suas falhas, deixando de conquistar o coração de Tsunade, não tendo impedido Orochimaru de deixar Konoha, e não ter protegido tanto seu mestre Hiruzen e seu aluno de Minato Namikaze. Mas quando ele se lembrou de como Minato chamou seu livro um sucesso e decidiu o nome de seu filho após ver o protagonista do livro, Jiraiya percebeu que foi ele quem nomeou Naruto.
Vendo que o estudante deve ser parecido com o professor, Jiraiya percebeu que Naruto era, e Nagato não, a criança da profecia. Sabendo que Naruto um dia iria salvar o mundo, forçou-se de volta à vida e inscreveu uma mensagem codificada nas costas de Fukasaku e enviou-o para Naruto. Quando o Caminho Asura viu a mensagem codificada em Fukasaku, ele atacou-o com uma mão foguete, destruindo a rocha onde Jiraiya estava deitado, fazendo-o cair na água. Como Jiraiya morrendo, ele se comparou a "rã no fundo do poço... escapa para o Grande Oceano", chamando-o de uma morte mais digna e percebendo que ele precisava de um título para seu próximo livro. Encontrando o título como "Conto de Naruto Uzumaki" e achando perfeito, Jiraiya morreu com um sorriso, enquanto afundava nas profundezas das águas do campo de batalha.
Jiraiya e Naruto deixaram Konoha para começar a sua jornada de três anos. Enquanto andam, falam sobre a necessidade de Naruto em superar o Sharingan de Sasuke. Durante uma prática de genjutsu, Naruto tenta interromper seu fluxo de chakra interior, mas em vez disso, cria uma onda de chakra em torno dele atingindo assim Gamariki no mundo físico. Para superar esta parte do treinamento, Jiraiya leva Naruto para a Vila da Árvore Genjutsu. Depois de perceber que a vila foi tomada por um homem chamado Kandachi, Naruto e Jiraiya decidem libertar a aldeia. Como a batalha final com Kandachi continua, Jiraiya e Naruto ficam preso no Suiton Genjutsu: Mugen Marō do Rei das Conhas, mas depois conseguiu escapar graças à Bomba de Pimenta de Tanishi. No final da batalha, Naruto derrota Kandachi com seu Ōdama Rasengan.
Décadas atrás, Jiraiya encontrou a Líder da Vila Nadeshiko, como ele foi para aldeia para fazer "investigação" sobre seu próximo romance. Depois que ele escapou, ela o perseguiu e desafiou-o para um duelo por sua mão em casamento. Esta luta foi adiado no entanto, como nenhuma das partes estava fazendo progresso contra o outro. Jiraiya prometeu que seus alunos, em vez deles, deviam se procurar um dia e lutar um contra o outro. Esta promessa caiu para a aluna Shizuka e último aluno de Jiraiya, Naruto Uzumaki.
Sendo um dos três Sannin lendários, Jiraiya foi um shinobi extremamente poderoso, facilmente considerado nível de Kage, e foi inicialmente escolhido para o cargo de Quinto Hokage pelo Conselho de Konoha, mas ele recusou. Ele declarou que só foi levado à beira da morte por duas vezes em toda a sua vida, uma vez, quando ele estava fazendo "pesquisa" com Tsunade, (e sendo espancado por ela por fazer), e quando ele usou a chave de sapo para enfraquecer o selo de nove Caudas "na barriga de Naruto e resultando na forma de Naruto de quatro caudas, este último só tendo acontecido porque ele estava tentando selar o chakra do demônio em vez de danificar Naruto.
Sua força era tão grande que até mesmo membros poderosos da Akatsuki foram facilmente subjugados, como Konan, enquanto outros, como Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki, um usuário doMangekyō Sharingan e um ex-membro e do Sete Espadachins da Névoa respectivamente, optou por não enfrentá-lo na batalha, temendo que o melhor que poderiam fazer juntos contra Jiraiya iria acabar em um impasse. Kisame mesmo admitiu que ele não era páreo para Jiraiya dizendo que estava "em um outro nível". Itachi afirmou que, mesmo se eles tivessem reforços, o resultado não seria diferente. Minato Namikaze também reconheceu o poder de seu mestre, habilidades e mentalidade. Mesmo Nagato, um ex-aluno seu, que possuía o Rinnegan, quase foi derrotado apesar do combate desigual de Jiraiya, fazendo com que o jovem adversário maravilhasse suas habilidades, afirmando que ele não teria derrotado Jiraiya se tivesse tido conhecimento prévio de seu "segredo"
Jiraiya demonstrou ter uma enorme quantidade de chakra, o suficiente para que ele pudesse aprender o Sennin Mōdo, que aumentou muito suas habilidades. Ele também é bastante potente, sendo capaz de proteger Naruto de Itachi e Kisame. Até mesmo Tsunade ficou nervosa quando ele ameaçou ela para ficar longe de Orochimaru. Mesmo com suas reservas de chakra baixa por causa do veneno de Tsunade, ele conseguiu criar um pântano gigante que afundou uma das enormes cobras de Orochimaru (três no anime) e manteve-a completamente imobilizada durante a batalha.
Ele também mostrou um nível extremamente elevado de controle de chakra também. Podendo usar oRasengan em uma única mão, ou dois de cada vez, bem como exibir pouco esforço em cada etapa da técnica durante o treinamento de Naruto. Mesmo depois de ser esfaqueado cinco vezes pelasLâminas Perturbadoras de Chakra dos Seis Caminhos da Dor, ele foi capaz de usar o Shikoku Fūinapesar da dificuldade da técnica.
Apesar de não ser o seu método de combate preferido, Jiraiya era muito acostumado com taijutsu, sendo capaz de parar alguns dos cães que se dividiram do Cachorro Gigante de Múltiplas Cabeçasusando apenas as pernas. Sua força natural, apesar de não ser igual a de sua companheira de equipe Tsunade, era muito impressionante. No anime, uma dessas ocasiões é mostrada, quando Jiraiya interveio em uma briga entre um jovem Gamabunta (que ainda era maior do que ele próprio) e uma cobra desconhecida de tamanho igual, onde Jiraiya pegou e jogou a cobra a uma grande distância com facilidade. Também no anime, Jiraiya, quando criança, era capaz de levantar uma grande pedra várias vezes o seu tamanho.[4] Jiraiya exibiu um alto nível de durabilidade ao longo de sua vida; levando um chute direto no rosto porMight Guy,[5] bem como sobreviver a um golpe direto do Touro Gigante de Nagato, que passou através de vários tubos de aço, sem se machucar.[6] Mesmo à beira da morte, ele ainda conseguiu descobrir o segredo de Pain e gravá-lo nas costas de Fukasaku, para que ele pudesse entregar a informação para Konoha.
O Sennin Mōdo melhorou a sua força, a ponto de destruir os olhos do Caminho Humano com apenas um chute no rosto, além de enviá-lo a vários metros de distância. No Sennin Mōdo, a sua velocidade foi aumentada até o ponto onde ele conseguia saltar para baixo a partir de um ponto de vista elevado e formar um ataque, antes que suas sandálias — que tinham caído antes de saltar — sequer chegassem ao chão.[7]
Jiraiya era bem versado em uma grande variedade de tipos deninjutsu. Ele podia fazer seu cabelo crescer e se afiar para finsofensivos e defensivos. Jiraiya aprendeu a usar o Rasengan de Minato, e desde então desenvolveu variantes maiores.
Jiraiya foi muitas vezes descrito como um perfeccionista. Ele tinha a capacidade de improvisar ou expandir o limite de uma técnica a ponto de até mesmo uma técnica acadêmica ou de rank-E poderia torná-lo um oponente extremamente formidável. O Tōton Jutsu, foi criado para ajudá-lo a espiar mulheres, eventualmente provou ser muito útil na espionagem e reconhecimento.
Além de suas habilidades de luta, Jiraiya era muito acostumado com técnicas baseadas em barreira. Exemplos incluem o Kekkai: Tengai Hōjin, que permitia que ele pudesse detectar todos os movimentos de ataque dentro de um amplo raio de alcance, e o Kekkai: Gama Hyōrō, que permitia que ele pudesse capturar um inimigo dentro da barriga de uma pequena cabaça em forma de sapo, dentro do qual contém uma paisagem com um lago de ácido gástrico.
Apesar que ele tinha conhecimentos básicos sobre como reconhecer e combater genjutsu, ele não era hábil em usá-lo, e contava com seus parceiros para usar ilusões.
Em termos de ninjutsu elementais, Jiraiya tinha conhecimento proficiente se não habilidade em vários tipos. Ele podia usar o Dotonpara criar pântanos profundos que imobilizavam oponentes tão grandes como as cobras gigantescas de Orochimaru, mesmo com seu chakra baixo ou seres tão fortes fisicamente como o Caminho Humano. Sua proficiência com o Katon é grande o suficiente para desencadear explosões de óleo aumentadas com fogo. Não só isso, ele podia criar explosões ainda maiores de fogo com a ajuda deGamabunta, criando o Katon: Gamayu Endan que podia cobrir um vale inteiro em chamas. Quando estava no Sennin Mōdo, ele podia criar lagos de óleo fervente com a ajuda de Fukasaku e Shima. Ele também possuía, no mínimo, conhecimento suficiente para ensinarYahiko e Nagato a manipularem a natureza do seu chakra.
Jiraiya era conhecido como o "Sapo Sábio", devido à sua afinidade natural para sapos, e sua utilização de uma série de técnicas relacionadas com os sapos. Muitas normalmente se tratam de invocações de sapos. Seu nível de habilidade era tão alta que ele conseguia invocar Gamabunta. Ele pode até mesmo invocar o esófago quase indestrutível de um grande sapo que cospe fogo com oKuchiyose: Gamaguchi Shibari. Uma vez que a técnica é usada para cobrir a área, Jiraiya poderia controlá-la como quisesse, e é usada para prender a maioria dos ninjas. Devido ao seu treinamento com os sapos, ele ainda ganhou a habilidade de cuspir óleo de sua boca.
Para espionagem e infiltração, Jiraiya usava o Gamadaira — Kageayatsuri no Jutsu, que lhe permitia esconder-se como uma sombra, e até mesmo se anexar a sombra de um outro ninja para controlá-lo. Ele também podia usar o Gamagakure no Jutsu, onde ele se escondia na barriga de um pequeno sapo, que poderia entrar na maioria das áreas sem ser detectado. Kakashi observou que Jiraiya era um especialista quando se trata de infiltração e espionagem tática.
Jiraiya foi demonstrado ser muito hábil e conhecedor com Fūinjutsu e usou um grande número deles ao longo da série. Quando Jiraiya conheceu Naruto pela primeira vez, ele logo deduziu que o selo na barriga de Naruto, que mantinha a Kyūbi no Yōko selada dentro dele, também permitia que o seu chakra se misturasse com o seu próprio. Jiraiya facilmente reconheceu o Gogyō Fūin que Orochimaru havia colocado na parte superior do selo de Naruto e que ele estava distorcendo o chakra de Naruto, ele então facilmente removeu o selo com o Gogyō Kaiin.
Mais tarde, ele criou um método para suprimir a influência da Kyūbi sobre Naruto através do Selo Supressor de Chakra, que para ser ativado, basta entrar em contato com o corpo de Naruto. Além disso, ele podia utilizar o Fūka Hōin para conter até mesmo o Amaterasu de Itachi dentro de um pergaminho para futuros estudos.
Como Naruto, Jiraiya naturalmente possuía grandes quantidades e fortes níveis de chakra e resistência. Isso permitia que ele usasse sua mais poderosa habilidade: para entrar no Sennin Mōdo, uma transformação que lhe permitia usar a energia natural para melhorar significativamente todas as suas habilidades. Antes de entrar no Sennin Mōdo, Jiraiya precisa invocar o casal mais velho de saposShima e Fukasaku e fazer eles se fundirem ao seu corpo. Além de manter a energia natural de Jiraiya, enquanto ele luta, eles acrescentam suas próprias habilidades para ajudá-lo na batalha. O Sennin Mōdo aumentava consideravelmente o poder físico de Jiraiya, como mostrado pela sua capacidade de lançar a invocação de Pain voando pelos ares e usar o extremamente poderoso ninjutsu de colaboração Senpō: Goemon. Essa forma permitia que Jiraiya usasse versões mais fortes de suas outras técnicas. Um exemplo seria o Chōōdama Rasengan, uma variação enorme do Rasengan ainda maior do que o seu próprio corpo. Embora não tenha sido mostrada, esta versão é, supostamente, forte o suficiente para explodir uma montanha inteira. Como Jiraiya não era adepto com genjutsu, ele contava com Shima e Fukasaku para ajudá-lo nesse aspecto.
Jiraiya não gostava do Sennin Mōdo, pois ele lhe dava uma aparência parecida com sapo, com marcas ao longo dos lados de seu rosto, um cavanhaque, um nariz maior, com verrugas, e as mãos e pés com membranas, os quais faziam ele ficar pouco atraente para as garotas. Isto é devido ao fato de Jiraiya não ter o domínio completo sobre a técnica.
Embora ele normalmente parecesse um pateta, Jiraiya se mostrou repetidamente ser um homem astuto. Sua inteligência permitiu que ele espionasse Orochimaru e a Akatsuki durante anos, e dirigiu a sua própria rede de espionagem em todos os Cinco Grandes Países Shinobi para esta finalidade. Ele tinha conhecimento sobre várias técnicas, sendo capaz de reconhecê-las rapidamente e saber como combatê-las. Ele também demonstrou ser um professor capaz, como até mesmo Itachi reconheceu o crescimento de Naruto sob a tutela de Jiraiya durante três anos. Jiraiya também era muito hábil na coleta de informações, como ele constantemente transmitia qualquer informação importante que ele adquiria para seus aliados.